quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hipocrisia em "trânsito"

Todos provavelmente já tem informações, milhões de versões ou quem sabe até diz que é testemunha do último show de horrores que todos os jornais e sites mostraram, o que aconteceu no última dia 18, quarta-feira na Avenida Mato Grosso com a Rui Barbosa em Campo Grande - MS.
A maioria das machetes que tenho visto é? "BRIGA DE TRÂNSITO ACABA EM MORTE DE CRIANÇA", "BRIGA DE TRÂNSITO CHOCA O PAÍS" e muitas outras manchetes que nem convêm mostrar aqui.
Fico impressionada com a capacidade das pessoas e principalmente dos jornais e revistas de transformarem esses casos em verdadeiros circos e reality shows, a dor é forte, não nego, perdi amigos, familiares e as vezes no mesmo ano é um sentimento de dor que dilacera com certeza. Mas isso não dá o direito dos veículos de comunicação transformarem tudo em um circo.
Alguém se lembra sobre o caso João Hélio? O menino que foi arrastado por kilômetros pelas ruas de São Paulo por ter ficado preso num cinto, alguém sabe o que aconteceu aos assasinos dele?
Bom isso foi o que aconteceu... Carlos Eduardo Toledo Lima foi condenado a 45 anos de prisão, Diego Nascimento da Silva a 44 anos e três meses, Carlos Roberto da Silva e Tiago de Abreu Mattos foram sentenciados cada um com 39 anos de prisão. O menor de 16 anos, irmão de Lima, recebeu APENAS 3 anos de reclusão em uma instituição de jovens infratores. Apesar da decisão da juíza, mesmo com penas entre 39 e 45 anos, constitucionalmente, o cumprimento das penas dos réus NÃO EXCEDERÁ o tempo máximo de 30 anos. A decisão é em primeira instância e, portanto, ainda cabe recurso.
Ou seja, como que um caso que em 2007 causou tanta "comoção nacional" como a mídia adora chamar, que teve passeatas e homenagens e com tal condenação as pessoas não se "comovem", não fazem passeatas de novo? A resposta é simples... SAIU DE MODA...
E Isabella Nardoni? Alguma coisa aconteceu com o pai e a madrasta dela? Bom... Em 7 de maio de 2008 O juiz Maurício Fossen, da 2ª Vara do Tribunal do Júri da capital paulista aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo contra o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá e decretou a PRISÃO PREVENTIVA do pai e da madrasta de Isabella.
E agora Rogério qual será o circo que vão armar de novo para esse caso? Todos estão falando da culpa do jornalista, não querendo isentá-lo, nada justifica o que ele fez, mas alguém parou para pensar que o tio também teve sua parcela de irresponsabilidade?
Por que ao invés de parar e descer do carro, não o ignorou e continuou seu caminho? Alegar que avisou o jornalista de que tinham duas crianças no carro não é justificativa. O que está acontecendo com o ser humano? Será que ainda é humano?? Será que aind tem algum censo? Não estou falando apenas de quem puxa o gatilho, risca o fósforo ou comete os crimes mas também estou falando das mesmas pessoas que dias de semana ou domingo a tarde ligam a TV em certos canais para assistir programas de caráter duvidoso, que vivem em função da tragédia alheia.
Tanto escândalo, as vezes me pergunto será que se ninguém tivesse morrido apareceria nos jornais?, talvez seria mais uma manchete assim "MAIS UMA BRIGA DE TRÂNSITO", BLÁ BLÁ BLÁ...
Acho que as pessoas não tem conhecimento do tanto de pessoas que morrem de inanição, doenças, pessoas que morrem por não terem onde morar, por drogas, pessoas morrendo o tempo todo e só é motivo de mostrar e se comover ou quando há uma morte, principalmente se esta for de criança..
As vezes eu imagino como deve ser uma sala de redação de um jornal.... [Um dia calmo todos sem nada pra fazer, só com as mesmas noticias chatas, ai de repente alguém chega afoito, com um sorriso nos lábios gritando "NOTÍCIA, NOTÍCIA... um motoqueiro acaba de ter sua cabeça esmagada por um caminhão quando foi fazer uma curva", ai um pergunta: "Teve muito sangue?" e o cara responde "A cabeça do car ata esmagada no chão" e derepente o redator chefe grita para todos, "JORNALISTAS E FOTÓGRAFOS NA RUAS, TEMOS NOSSA PRIMEIRA PÁGINA".]
Não sei quanto a vocês mas eu acho isso pavoroso e nojento, por isso escrevo, sei que não são muitas as pessoas que leem meu blog mas espero que o pouco que leem, eu consiga fazer com que pensem um pouco no que anda acontecendo no mundo.

4 comentários:

Unknown disse...

revoltada

R²A disse...

eu nao sou revoltada, apenas tenho censo crítico...

Luiz Fernando disse...

estou comentando por um motivo bastante simples, concordo que o tio do garoto devesse receber uma parcela da culpa, uma pessoa que transporta duas crianças, jamais deveria causar o que causou, nem se quer uma pessoa sozinha deveria sair por aih procurando briga.

Mas é uma coisa que já se tornou banal e se vê aos montes, não vou comentar acerca da mídia, pois simplesmente sei que é da tragédia alheia que muita gnete vive, mas prefiro compartilhar algo que me aconteceu no dia de hje.

Estavamos parados no transito e um senhor num carro atrás, não parava de buzinar e sinalizar, foi assim, por alguns quarteirões, quando finalmente nos enchemos e fomos tirar satisfação, pois é... uma das portas de trás estava entreaberta, os sensores do carro não acusaram e agente não havia percebido.
Após isso cumprimentamos o cavalheiro e nos questionamos sobre esse tipo de coisa, pois é, ainda há quem avise sobre um erro, ou como num dia desses, um carro que pare, pra lhe deixar sair do estacionamento, e pessoas que respondem cordialmente a um cumprimento.
Sinceramente, não acredito que por mais que falemos, os trogloditas deixem de existir e que muitas pessoas realmente cordiais e educadas passem por um fenomeno tão antigo quanto o transito, o de se tornarem psicopatas ao volante, achando que o veiculo é uma extensão de seu poder...

Luiz Fernando disse...

e pra terminar o comentário anterior, moral da história, estamos tão condicionados ao mal, que nunca suspeitamos que estejamos passando por um ato cordial como o de hoje, simplesmente partimos para a briga, paramos o carro e gritamos, trombamos no pedreste e por aí vai...

É vergonhoso para todos que essas coisas aconteçam