sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Coisas surpreendentes: Parto na água

Gente uma amiga minha, mais uma vez eu me surpreendo com as pessoas, ela me contando no msn que deu a luz a filha dela dentro da banheira.
Eu achei suuuper legal, pesquisei um pouco e resolvi trazer o assunto a vocês por que acho que quando nós vamos nos tornar mães e pais desejamos o melhor pro nosso filho e a ligação que temos com ele é tão forte que nada no mundo destrói.
Abaixo a descrição recomendações e vantagens do parto na água.


Em todo o mundo, a procura por métodos alternativos de parto é cada vez maior. No Brasil, devido a questões culturais, cerca de 80% dos partos são cesáreas. Para muitos especialistas, o parto é um processo natural, por isso, deve ser o mais espontâneo possível, com um mínimo de sofisticação na sua assistência. Um dos métodos de parto natural alternativo que mais cresce no mundo é o parto na água.

Tal método
consiste na preparação de uma banheira com água morna (36ºC) na qual a gestante permanece. Nesse tipo de parto, o ambiente fica à meia luz, sendo que o pai ou acompanhante tem a opção de ficar dentro da banheira com a mulher.

A grande vantagem do parto na água é o fato de ser bem mais calmo e tranqüilo para o bebê, uma vez que o recém-nascido encontra condições muito semelhantes às do útero humano. Na maioria dos casos, os bebês sequer choram quando nascem. Além disso, o parto é muito mais confortável para a gestante, uma vez que o mesmo alivia as dores das contrações, provoca o aumento da irrigação sangüínea da mãe
, a diminuição da pressão arterial e o relaxamento muscular.

Alguns críticos ao método afirmam que o parto não é seguro, já que o bebê pode aspirar água. Entretanto os casos de acidentes envolvendo o método são raríssimos, e se comparados aos outros tipos de partos, onde também podem ocorrer acidentes, o parto na água é seguro.

O parto na água não é recomendado para gestantes com sangramento excessivo, diabetes, HIV positivo, Hepatite-B e Herpes. Também não é recomendado em trabalhos de parto prematuro, presença de mecônio, sofrimento fetal, no caso de bebês com mais de 4000g ou que precisem de monitoramento contínuo.

Essa foi uma matéria tirada de um site respeitado: Brasil Escola

Quem quiser comprovar e saber mais sobre o assunto http://www.brasilescola.com/biologia/parto-na-agua.htm

E um vídeo que está disponível no youtube:

E uma coisa que eles disseram que é bem verdade, desencorajam esse tipo de parto por ele não render lucros, mais além de ser muito mais, alias mil vezes mais saudável que os tradicionais ele é também muito mais barato.
Gente coloquei isso aqui por que achei um máximo, juro que só não ponho a foto da minha amiga, por que eu não pedi permissão...

Bjos a todos...

Nenhum comentário: